ENTREVISTA COM ALEX SILVA, SÓCIO DA AWARE INVESTMENTS

Construir um patrimônio não é uma tarefa simples. Gerenciar, então, exige tempo e conhecimento. O mercado de multi-family offices, já tão consolidado nos Estados Unidos e Europa, vem também se fortalecendo no Brasil, em especial nos últimos 10 anos. Uma das empresas de destaque neste setor é a Aware Investments, que possui uma equipe altamente qualificada e uma plataforma independente para oferecer soluções customizadas para planejamento financeiro e administração global e diversificada do patrimônio das famílias. No mercado desde 2015, a Aware conta com o somatório de mais de 100 anos de experiência dos quatro executivos fundadores.

O SOCIETY RIO-SP conversou com Alex Silva, sócio e portfolio manager da Aware Investments, para entender melhor o atual momento deste mercado, os desafios de cuidar do patrimônio de famílias de alta renda e detalhes do trabalho realizado pela Aware. Confira:

O mercado de family office vem crescendo de forma consistente no Brasil nos últimos anos. A que se deve isso?

Alex Silva: A tendência por famílias em buscar serviços especializados e exclusivos para seus patrimônios não é uma exclusividade do cenário brasileiro. No mundo, o número de famílias enquadradas no perfil Wealth vem aumentando exponencialmente na última década. A demanda está correlacionada ao crescimento do número de milionários e uma maior insatisfação com o modelo de banking tradicional. No Brasil, a constante instabilidade geopolítica somada ao crescente interesse, conhecimento e acesso da população ao mundo dos investimentos, torna condizente o maior apetite e busca por soluções. Por consequência, o mercado de multi family offices, capaz de suprir essa demanda, enxergou um gap de oportunidades para garantir a essas famílias um planejamento de perpetuação de patrimônio.

A pandemia fez com que as famílias passassem a se preocupar mais com o planejamento financeiro?

Alex Silva: Certamente. Momentos de incertezas realçam o debate sobre como proteger sua família de cenários adversos. A blindagem patrimonial faz parte dos pilares do trabalho de um multi family office e sem hesitar lhe diria que não só a pandemia, mas o momento delicado em que se encontra a geopolítica mundial, reverberam a necessidade de projetar o melhor e se preparar para momentos críticos.

Quais são os principais desafios na hora de cuidar do patrimônio de famílias de alta renda?

Alex Silva: Eu diria que o principal desafio, que também é nossa principal motivação e a missão que nos guia, é compreender as particularidades de cada família como se fosse a nossa. Falar em finanças pessoais é algo tão íntimo como receber alguém em sua casa, e é vital que se tenha confiança, transparência e total foco em transformar as “dores” dessa família em nossas e buscar os “remédios” que solucionarão o empecilho específico, minimizando o impacto em outras áreas como o lazer e o conforto familiar.

Na prática, como é feito o trabalho da Aware Investments?

Alex Silva: Nosso trabalho é baseado na relação intrínseca com o cliente, no estudo minucioso das melhores oportunidades enquadradas no perfil e nos objetivos do cliente e na perpetuação desse ciclo, promovendo a total integração com os herdeiros e sempre atentos a qualquer mudança de direção necessária para atingirmos os objetivos.

Conte-nos um pouco mais sobre a história da Aware: como a empresa começou, quanto tem sob gestão atualmente etc.

Alex Silva: A Aware Investments nasce de um desejo dos sócios-fundadores: desengessar o trabalho feito por instituições financeiras há décadas e trazer um modelo verticalizado, otimizado e global para seus clientes. Oriundos de grandes bancos europeus, em 2015 os sócios se veem com uma oportunidade única e uma escolha difícil: seguir no mundo corporativo ou bater asas e voar. Eis que surge a Aware. De lá para cá, o crescimento exponencial no cenário onshore fez jus ao tamanho já robusto no cenário internacional. Hoje, com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Belém e Blumenau, além da estrutura em Lisboa e em Genebra, a Aware tem mais de R$ 10 bilhões sob gestão e atende com excelência a centenas de famílias.

Quais são os planos da Aware Investments para os próximos meses? Vocês estão otimistas com o atual cenário econômico do país?

Alex Silva: O crescimento da Aware tem sido gratificante e enxergamos margem para fazermos mais. Temos um planejamento de expansão em curso, visando atingir e promover valor aos mais diversos setores, com projetos relacionados à educação financeira, ao esporte e à total integração da satisfação dos nossos clientes ao nosso crescimento. Queremos crescer juntos. Enxergamos que existem fatores desencadeadores de crescimento e margem para isso, ainda que seja necessário fazer ressalvas ao constante cenário político instável interno e ao que vem acontecendo no mundo.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *