MENOS ESTRESSE, MAIS VIDA: BATE-PAPO COM A MENTORA TATI PÊGO

“Ajudo mulheres modernas, engolidas pela rotina, a terem mais tempo e disposição para cuidarem de si, sem precisar abrir mão de sua família”. É assim que a carioca Tati Pêgo, graduada em Direito pela UFRJ, servidora pública, coaching e mentora de estilo de vida, define seu trabalho. O SOCIETY RIO-SP bateu um papo com a profissional – que é também analista comportamental pela Florida Christian University – para entender melhor como é sua atuação e de que forma pode ajudar as pessoas a terem mais qualidade de vida.

E veja que bacana: na próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, a mentora de estilo de vida vai iniciar um “Desafio” através do seu perfil no Instagram (@tatipego). Serão 15 lives ao todo, durante 15 dias consecutivos, sempre às 21h03. “Vou abrir, literalmente, a caixa preta da vida em equilíbrio”, conta. Confira a conversa:

SOCIETY RIO-SP: A busca por qualidade de vida e o combate ao estresse são temas mais atuais do que nunca. Como surgiu a ideia de trabalhar com estes assuntos?

Tati Pêgo: Durante muitos anos eu fui refém da ansiedade, mente acelerada e o estresse. Tudo isso fez parte da minha realidade. Eu tinha uma vida extremamente agitada e antes mesmo dos 30 anos estava em frente ao cardiologista com crise de ansiedade.

Após anos me alimentando de forma não muito saudável, sem exercícios físicos, sempre correndo e me dividindo em mil e uma atividades, era preciso admitir: a conta havia chegado. Eu precisava mudar a minha mentalidade, do contrário seria eterna refém de medicamentos de tarja preta. Foi aí que comecei a estudar e me especializar para melhorar a qualidade da minha vida.

Além disso, o fato de ter duas frentes de trabalho – servidora pública e empreendedora – ser filha, esposa, colega de trabalho, amiga etc, para conseguir dar conta das coisas que precisavam ser feitas, sem perder qualidade de vida, era preciso fazer escolhas, me organizar, priorizar e administrar melhor o tempo que tinha disponível para as atividades.

Como você ajuda as pessoas a combater o estresse, considerado o mal do século XXI?

Tati Pêgo: Segundo Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse, sete entre 10 brasileiros sofrem as consequências por terem uma vida dominada pelo estresse. Com a minha experiência de vida, ajudo outras pessoas. É preciso ter realmente uma mudança radical no estilo de vida.

Hoje, ao mesmo tempo que tenho resultados na minha vida pessoal e profissional, consigo ter tempo e disposição para meus amigos, cuidar de mim e da minha família. Meu lema é: “Mais vida, menos estresse”.

Todo o método que aplico em meus treinamentos tem antes aplicação prática na minha vida. Comecei ajudando colegas de trabalho – igualmente servidores públicos – a organizarem a rotina para conseguirem ter tempo e disposição para coisas e pessoas importantes, a começar por si próprio.

Quando me dei conta, percebi que com a minha história e meu estilo de vida poderia ajudar e inspirar pessoas que têm a sensação de que vivem para pagar boleto e trabalhar, e não se permitem descansar ou se divertir.

Saber administrar o tempo é peça-chave para essa mudança no estilo de vida?

Tati Pêgo: Sem dúvidas. Eu sempre escutei que “tempo é dinheiro”! O que não me permitia, por exemplo, sentar para assistir TV ou descansar. Para mim, hoje, “tempo é vida” e quero ajudar as pessoas a colocarem em prática essa máxima.

Eu ajudo o público a mudar o padrão de pensamento (modelo mental) e comportamento. É preciso trabalhar foco e produtividade para atingir as metas e objetivos importantes para a pessoa.

Eu acredito ser cada vez mais cotidiano viver uma vida dominada pelo medo, estresse, ansiedade e mente acelerada, simplesmente porque a pessoa vive uma vida que não é sua, mas de seus pais ou baseadas em padrões sociais. Por isso, é preciso agir.

Como funciona sua mentoria de estilo de vida?

Tati Pêgo: Meu trabalho tem alguns pilares que vou resumir aqui: A-) Ajudar minha mentorada resgatar a sua vida de verdade, olhar com carinho para si própria. B-) Livrar-se da culpa, angústia e frustração. C-) Administrar melhor o dia a dia, otimizar as ações e ter tempo e disposição para pessoas e coisas importantes na vida. D-) Lapidar a inteligência emocional, a organização e a produtividade.

Vale ressaltar que para atingir esse ponto de equilíbrio, onde o estresse não é a estrela da casa, minha mentorada não precisará abrir mão da carreira, tampouco abrir mão de suas horas de lazer ou de descanso.

Qual é o público-alvo do seu trabalho?

Tati Pêgo: Atendo pessoas dos mais variados perfis e idades, mas tenho focado cada vez mais no público feminino, em especial mulheres de 25 a 45 anos, com a rotina super corrida – e que muitas vezes ficam frustradas porque não conseguem exercer os seus papéis da forma que gostariam. E também mulheres que desejam mais eficiência, produtividade e, principalmente, vida em equilíbrio.

Como é o “Desafio” que você fará através da sua página no Instagram (@tatipego)?

Tati Pêgo: Este “Desafio” começará na próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, às 21h03. Farei, no meu Instagram, lives por 15 dias consecutivos (ou seja, até o dia 2 de setembro). Será uma jornada chamada “Seu Dia Com Mais Tempo”, onde vou falar de temas como rotina matinal, modelo mental, gerenciamento do tempo, organização e alguns dos principais sabotadores do nosso tempo e do cotidiano, como dificuldade de dizer ‘não’, perfeccionismo e pensamento acelerado. O foco é melhoria na qualidade de vida e no resultado, fazer menos e ter mais resultado (alta performance). Vou abrir, literalmente, a caixa preta da vida em equilíbrio. O “Desafio” é totalmente gratuito. E através do WhatsApp (link aqui) é possível fazer parte do grupo para ter mais informações e tirar dúvidas.

Qual mensagem final você deixa para os leitores do SOCIETY RIO-SP?

Tati Pêgo: É possível levar uma vida mais leve, produtiva e de sucesso ao mesmo tempo, com disposição para pessoas e coisas realmente importantes. Livre-se da culpa por estar se divertindo ou até mesmo descansando. Estou à disposição para ajudar cada um de vocês!

Contato:

https://www.instagram.com/tatipego/

Fotos: Divulgação

1 comentário

  1. Adriana Magalhães disse:

    Adorei!!!! Estou precisando rs…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *